Tamanho das fontes
26 de outubro de 2018 por Ceir

Associação Reabilitar promove Semana de Combate ao AVC em Teresina

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ainda é a uma das maiores causas de morte e de incapacidade no mundo. Mudanças de hábitos, a favor da qualidade de vida, ainda estão entre as melhores formas de prevenção. Chamar a atenção da população para esses cuidados estão entre os objetivos da Semana Mundial de Combate ao AVC, que será realizada pela Associação Reabilitar, de 27 a 5 de novembro, em Teresina, com uma série de atividades voltadas para o tema. A Semana reforça um dos projetos da Associação, o Pense Bem AVC.

“No Piauí, o Projeto Pense Bem AVC anualmente apoia essa campanha mundial e, em 2018, o tema definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é “Reenguendo-se após o AVC”, visando mostrar para a pessoa que sofreu um AVC que existe tratamento para as sequelas, que ela pode reconstruir sua vida e continuar na sua jornada de recuperação. O Acidente Vascular Cerebral é grave, sendo a segunda maior causa de mortes no mundo e, no Piauí, não é diferente. Por isso, chamamos a comunidade para discutir o tema”, explica Fabiana Gomes, coordenadora do Projeto Pense Bem AVC.

A programação começa neste sábado (27), com a participação da Associação Reabilitar no evento Criança Feliz, no Parque da Cidadania. A ideia é levar ao público infantil uma abordagem mais lúdica sobre o AVC, com pintura, colagens e concurso de desenho com ênfase nos fatores de risco da doença. A atividade começa a partir das 17h e segue até as 21h.

 Na segunda-feira, 29, quando é lembrado, oficialmente, o Dia Mundial do AVC, será realizada uma Roda de Conversa no auditório do Instituto de Perinatologia Social. Já na terça-feira (30), acontece, no Teresina Shopping, a ação “Reerguendo-se após o AVC”, com a prestação de vários serviços, como medição de pressão, glicemia, peso e altura, orientação nutricional, dentre outros. Os atendimentos começam a partir das 13h e segue até 17h.

No dia 31 de outubro, acontece a palestra “Fatores de risco e prevenção do AVC – mitos e verdades”, voltada para profissionais e pacientes que usam o aplicativo “Riscômetro para o AVC”. A palestra será no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, a partir das 15h30. Dentro da programação, acontece a Exposição Fotográfica Vidas com AVC, no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Na quinta-feira, 1º de novembro, às 9h, acontecerá uma visita guiada com crianças premiadas no Criança Feliz com os melhores desenhos e frases. Elas vão conhecer a sede do Ceir e receber como premiação obras de arte pintadas por pacientes do Ceir. No dia 5 de novembro, a programação será encerrada com a palestra “Como eu evito um AVC: eu como agente da minha saúde”, na Escola Padre Arrupe, bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina.

A Semana de Combate ao AVC é uma realização da Associação Reabilitar, através do Projeto Pense Bem AVC, da Rede Brasil AVC e World Stroke Organization, com apoio do Projeto Samuzinho, Liga de Pediatria da UFPI, Projeto Rallyteca, Maternidade Dona Evangelina Rosa e Teresina Shopping.

PROGRAMAÇÃO

27/10 – PARTICIPAÇÃO NO EVENTO CRIANÇA FELIZ DA TV CLUBE – SENSIBILIZAÇÃO SOBRE  AVC NA INFÂNCIA

Local: Parque da Cidadania; Av. Frei Serafim, 110 – Centro (Norte), Teresina – PI, 64001- 495. Horário: 17:00 ás 21:00 horas. Ações previstas:

 

  • Abordagem lúdica sobre o AVC na infância com ênfase nos fatores de risco em crianças; utilizando recursos de pintura, colagem e recortes;
  • Construção da árvore da saúde; com recursos de fitas, colagens e figuras;
  • Concurso dos melhores desenhos na tenda do Pense Bem, com premiação de telas com pinturas de pacientes com AVC do Ceir;

 

29/10 – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC: RODA DE CONVERSA SOBRE AVC: EVENTO MULTIPROFISSIONAL ENVOLVENDO A COMUNIDADE.

Local: AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE PERINATOLOGIA SOCIALEndereço: Av. Higino Cunha, 1552 – Cristo Rei, Teresina – PI, 64014-220. Horário: 09:00 ás 11:00 horas

30/10 – AÇÃO NO TERESINA SHOPPING – REERGUENDO-DE APÓS O AVC. Horário: 13:00 ás 17:00 horas. Ações previstas:

  • Orientação sobre o AVC, sinais de alerta, fatores de risco e prevenção;
  • Orientação sobre as possibilidades de reabilitação: fisio, fono, terapeuta ocupacional;
  • Orientação nutricional, orientação sobre atividade física;
  • Distribuição de folhetos;
  • Verificação de pressão arterial, glicemia, peso e altura;
  • Checagem de pulso radial (ensinando o paciente a checar seu pulso – “Cheque o seu pulso e proteja o seu cérebro”);
  • Avaliação de risco de AVC online;
  • Divulgação do aplicativo Riscômetro de AVC no smartphone para que cada pessoa possa calcular o seu risco de AVC e possa acompanhar a melhora com modificação dos fatores de risco ao longo do tempo;
  • Divulgação do Aplicativo AVC Brasil – aplicativo com os sinais de alerta do AVC, Brasil);

31/10 – PALESTRA SOBRE FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO DO AVC – MITOS E VERDADES – EVENTO MULTIPROFISSIONAL PARA PROFISSIONAIS E PACIENTES – USO DO APLICATIVO RISCÔMETRO PARA O AVC;

Local: CENTRO INTEGRADO DE SAÚDE LINEU ARAÚJO – CISLA. Endereço: Rua Magalhães Filho, 152. Centro/Sul- Teresina/PI CEP: 64001-350. Horário: 15:30 ás 17:00 horas.

29 e 31/10 a 05/11 – Exposição Fotográfica: Vidas com AVC;

Local:1ª Recepção do Centro Integrado de Reabilitação – CEIR. Endereço: Av. Higino Cunha, 1515 – Ilhotas, Teresina – PI, 64014-220. Horário: 07:00 ás 18:00 horas. 

01/11 – Visita guiada com crianças premiadas no evento Criança Feliz ao Centro Integrado de Reabilitação – Ceir (melhor hashtag  da árvore da saúde e pintura) com entrega de obras de arte dos pacientes do Ceir.

Endereço: Av. Higino Cunha, 1515 – Ilhotas, Teresina – PI, 64014-220. Horário : 09:00 ás 10:00 horas; 

05/11 – PALESTRA COMO EU EVITO UM AVC: EU COMO AGENTE DA MINHA SAÚDE.

Local: ESCOLA PADRE ARRUPE – Av. Porto Alegre; Quadra H; Bairro Porto Alegre.

Horário: 08:00 ás 10:00 horas.

 

 

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR