Tamanho das fontes
13 de abril de 2018 por Ceir

[Autismo] 💙

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, lembrado no dia 2 de abril, as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pelo serviço de Reabilitação e Habilitação Intelectual do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) participaram de uma comemoração, no auditório da instituição.

Com uma programação diversa e voltada especialmente para a interação entre crianças, equipe profissional e as famílias, o evento contou com a apresentação da banda de música da Reabilitação e Habilitação Intelectual (RHI), palestras e dinâmicas.

“Dentro da programação que desenvolvemos na terapia, a gente busca pontuar também as datas comemorativas, a fim de trabalhar a questão da interação social, envolvendo a todos e fazendo o papel da inclusão”, pontua a psicóloga Natália Vidal.

Desenvolvido já há três anos no Ceir, o serviço de Reabilitação e Habilitação Intelectual atende a pessoas com Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Microcefalia. Atendimento que, segundo a gerente do setor, Maria Andreia, tem como finalidade a inclusão.

“Nós queremos mostrar que essas pessoas podem desenvolver cada vez mais as habilidades de comunicação, de interação social, de aprendizagem e que as barreiras e limitações podem ser minimizadas”, afirma Maria Andreia Marques.

Exemplo disso é o Walisson França, de 8 anos, que tem TEA, e faz parte da banda de música da RHI. Desinibido e elegante, ele conta que sabe tocar violão, pandeiro, além de cantar, compor músicas e escrever livros. “O que eu mais gosto de fazer é brincar, tocar, fazer arte e amar todo mundo que está aqui”, conta.

Walisson é uma das muitas crianças que vivem com o transtorno do espectro autista no mundo e, para a mãe, Maria de Jesus, o seu desenvolvimento é uma bênção. “Quando ele entrou aqui não sabia nem falar direito e, hoje, sabe falar, ler e escrever. O Ceir foi uma porta que se abriu na minha vida e na do meu filho”, finaliza.


Texto: Ana Paula Soares – Comunicação Ceir 


 

 

Tags: ,

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

Parceria

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR