Tamanho das fontes
25 de maio de 2018 por Ceir

[#IICursodeTEAūüíô]

 

Compartilhar experiências, se abrir para novas possibilidades de convivência e debater novas metodologias são os principais objetivos da 2ª edição do Curso de Atendimento de Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovido pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Iniciado nessa quarta-feira (23), o curso segue até a próxima sexta (25).

O evento, que acontece no audit√≥rio da institui√ß√£o, re√ļne profissionais da equipe multidisciplinar da institui√ß√£o que lidam diariamente com os pacientes, como m√©dicos, psic√≥logos, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudi√≥logos, psicopedagogos, musicoterapeutas, nutricionistas, al√©m de estudantes, profissionais ligados √† √°rea da sa√ļde, familiares de pessoas com TEA e demais interessados.

De acordo com a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS),¬†o autismo √© um transtorno global do desenvolvimento infantil que se manifesta antes dos 3 anos de idade e se prolonga por toda vida, se manifestando em dificuldades nas √°reas da comunica√ß√£o, habilidades sociais e comportamento de interesse. Geralmente, as caracter√≠sticas comportamentais persistem atrav√©s da agressividade e comportamentos automutilantes, sendo intensificados na adolesc√™ncia.

Segundo a psicopedagoga do Ceir, Rem√©dios Barreto, √© importante que o atendimento seja iniciado ainda na inf√Ęncia, sendo intensificado no ambiente escolar para que haja o processo de integra√ß√£o social e em todos os espa√ßos no qual a crian√ßa est√° inserida. ‚ÄúAo atender a crian√ßa¬†com¬†TEA, que est√° dentro do contexto escolar, o psicopedagogo precisa compreender as abordagens da √°rea da sa√ļde e educa√ß√£o para poder minimizar e superar as dificuldades apresentadas, como habilidades cognitivas, afetivas e pedag√≥gicas”, diz.

Ao todo, são 21 aulas com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Neste primeiro dia de evento, os temas abordados abrangem distintas áreas, como direitos do paciente, protocolo de atendimento do Ceir, habilitação e reabilitação, abordagem psicopedagógica, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais, além de tocar em vários aspectos do cotidiano da pessoa autista, como nutrição, ambiente escolar e familiar, linguagem, aprendizagem, entre outros.

A psic√≥loga Jamile Silva de Sousa Vale se inscreveu no curso buscando informa√ß√Ķes para o ambiente escolar, mas percebeu que o atendimento das pessoas autistas envolve outros campos do saber.

‚ÄúInicialmente, pensei em obter mais informa√ß√Ķes sobre o contexto escolar, e aqui descobri novos aspectos que se inter-relacionam e s√£o interdependentes. Como psic√≥loga, percebo que temos que saber de tudo um pouco, pois acabamos lidando com necessidades¬†que¬†demandam¬†conhecimento das especificidades de cada profiss√£o. E o Ceir est√° promovendo isso, uma sabedoria de tudo um pouco‚ÄĚ, pontua a psic√≥loga.

CEIR

O Ceir √© um Centro Especializado em Reabilita√ß√£o (CER) III, habilitado pelo Minist√©rio da Sa√ļde para o tratamento de pessoas com defici√™ncia f√≠sico-motora, auditiva, intelectual, S√≠ndrome de Down e Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
N¬ļ 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gest√£o

Parceria

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR