Tamanho das fontes
29 de abril de 2018 por Ceir

Reabilitação Intelectual

Carregadas de simbolismo histórico e social, as datas comemorativas estão presentes no cotidiano de qualquer cidadão. Mas para alguns grupos de pessoas, a estas comemorações podem ser atribuídos muitos outros significados. É o caso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e demais Deficiências Intelectuais.  

No Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), as datas comemorativas fazem parte do tratamento e terapias de Reabilitação e Habilitação Intelectual (RHI), por meio de atividades lúdicas que estimulam a sociabilidade e percepção dos pacientes.  

“A partir do momento em que elas são estimuladas para essa prática, com certeza, o que a gente requer de desenvolvimento das habilidades nós vamos conseguindo gradativamente”, afirma a psicopedagoga Remédios Barreto. 

Durante o mês de Abril, foram comemorados com os pacientes o Dia do Índio e do Livro Infantil. Com vestimentas características, as crianças puderam praticar habilidades de leitura e interação social. Segundo Maria Lêda Brandão, mãe do Helysson, de 8 anos e com apenas 2 meses em tratamento no Ceir, “ele melhorou muito em termos de integração social  e já aprendeu muitas coisas. Aqui ele interage com os colegas, brinca e passou a apresentar um comportamento muito melhor”, conclui. 

 


Texto: Ana Paula Soares – Comunicação Ceir 


 

Tags: , ,

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

Parceria

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR