Tamanho das fontes
29 de outubro de 2018 por Ceir

Semana de Combate ao AVC realiza roda de conversa em Teresina

Profissionais e estudantes da saúde, pacientes e colaboradores da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) participaram, nesta segunda-feira (29), de uma Roda de Conversa sobre o AVC, realizada pela Associação Reabilitar.

A ação faz parte da campanha Semana Mundial de Combate ao AVC, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que acontece de 27 de outubro a 5 de novembro em Teresina, organizada pelo Pense Bem AVC, projeto da associação.

Segundo Fabiana Gomes, coordenadora do projeto, a ideia é “elucidar as dúvidas que as pessoas têm sobre o assunto e, trazendo para o tema da campanha deste ano, mostrar como é a vida após o AVC e que é possível superar a doença”, informa.

Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro caso é mais comum e ocorre quando há a obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo de uma artéria cerebral. O outro é mais grave, sendo causado pela ruptura espontânea de um vaso dentro ou ao redor do cérebro, com o vazamento de sangue no organismo.

“O AVC tem tratamento, mas o trabalho de prevenção é essencial ao longo de toda a vida. A hipertensão, a diabetes, o colesterol alto e o fumo são fatores que possibilitam a ocorrência do acidente vascular cerebral e, por isso, devem ser tratados e controlados”, explica o médico neurocirurgião Benjamin Pessoa Vale, presidente da Associação Reabilitar.

 

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR