Tamanho das fontes
17 de outubro de 2018 por Ceir

Sesapi e Associação Reabilitar reforçam parcerias para ampliação do atendimento à pessoa com deficiência no Piauí

Com mais de 1,2 milhão de atendimentos realizados, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) já se prepara para expandir seus serviços e oferecer mais comodidade à população piauiense. Em fase de finalização, as obras de ampliação receberam, nesta quarta-feira (17), a visita do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e deverão ser entregues à população já na segunda quinzena de novembro.

Segundo o superintende multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, as melhorias são fruto da receita gerada com a comercialização de produtos doados pela Receita Federal do Brasil, durante o Bazar do Ceir, ocorrido no final de setembro de 2017. A ação, promovida pela Associação Reabilitar, entidade sem fins lucrativos que administra o Centro, arrecadou cerca de R$ 1,2 milhão, que está sendo investido na melhoria das salas de arte, fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, almoxarifado, instalação de uma academia de musculação especial para pessoa com deficiência, criação de um Centro de Estudos para o desenvolvimento de pesquisas científicas voltadas para a reabilitação no Piauí, além da instalação de elevadores de acessibilidade para pacientes, que está sendo realizada a partir da contrapartida do Governo do Estado.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, além de aumentar a oferta de vagas ao usuário do Sistema Único de Saúde, as novas instalações darão mais conforto e agilidade ao tratamento dos pacientes com deficiência. Para ele, o Ceir e os projetos administrados pela Associação Reabilitar são exemplos de como pode ser exitosa a parceria público-privada para a gestão de serviços públicos, um exemplo para o Piauí, e que pode ser copiada por outros estados do país.

“Ao vermos a qualidade dos atendimentos e a evolução dos pacientes, temos a constatação da experiência exitosa que é esta parceria entre o poder público e uma entidade da sociedade civil para gerenciar um serviço público na área da saúde. O que nos alegra é saber que o recurso investido aqui rende. Essas obras trazem um incremento para o número e para a qualidade do atendimento. Isso demonstra sintonia da gestão do Ceir com o que preconiza o contrato de gestão, que é olhar para o aspecto quantitativo do número de atendimento, quanto para o qualitativo desse atendimento”, destaca o secretário.

Além do Ceir, a Associação Reabilitar também gere o Sistema Estadual de Transporte Eletivo, que hoje atende, diariamente, 29 municípios da região Entre Rios para a realização de consultas e exames em Teresina. “É um projeto extremamente exitoso que tem garantido o acesso das pessoas de diversos municípios ao sistema de saúde. Além dele, o Passo à Frente é outro projeto, gerido pela Associação, que tem levado a experiência do Ceir para todo o interior do Piauí. É uma ação que tem levado comodidade, acessibilidade, reabilitação, recuperação de sonhos e motivação a tantos piauienses de tantas idades. É uma avaliação que temos que reconhecer que é extremamente positiva e queremos ampliar”, finaliza o secretário de Saúde, Florentino Neto.


Texto: Lourdes Pereira – Comunicação Ceir


 

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR