Tamanho das fontes
30 de outubro de 2019 por Ceir

Câmara Municipal de Teresina destaca trabalho de prevenção do Projeto Pense Bem AVC

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Câmara Municipal de Teresina, realizou, nesta quarta-feira (30), uma sessão solene com a presença do presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, e da enfermeira Fabiana Gomes, coordenadora do Projeto Pense Bem AVC, representando a Associação Reabilitar, além de representantes de diversos setores ligados à saúde no Piauí.

A sessão, proposta pelo vereador Luís André (PSL), buscou conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença e discutir, entre outros assuntos, os fatores de risco, a grande ocorrência de casos de AVC no Piauí, mecanismos de prevenção ao óbito ou sequelas graves e o cenário dos serviços de atendimento emergenciais disponíveis no Estado, especialmente na capital, Teresina.

Na oportunidade, Benjamim Pessoa Vale destacou a necessidade de uma rede ampla de apoio relacionada ao combate e tratamento do AVC em resposta ao anúncio do diretor do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Gilberto Albuquerque, que, na oportunidade, anunciou a instalação de uma unidade de AVC no hospital.

“Nossa função é alertar a cadeia de valores da saúde no estado do Piauí, que vai da prevenção ao diagnóstico de maneira correta, o tratamento, e se não for possível deixar sem sequela, a reabilitação. Essa cadeia deve envolver todos os setores da sociedade: o cidadão, o poder público em todas as suas instâncias e todas as instituições constituídas no Estado ”, destaca.

Segundo o Ministério da Saúde, o acidente vascular cerebral é a segunda enfermidade que mais mata no Brasil, com mais de 100 mil vítimas fatais por ano. “É importante que a população e o poder público reconheçam a importância de desenvolver políticas públicas de combate a essa doença. É um trabalho de mudança de mentalidade e sensibilização da população acerca de educação e saúde, mas se houver um empenho dos profissionais de saúde e do poder público, poderemos mudar as estatísticas”, conclui Fabiana Gomes.

Na sessão, estiveram presentes representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Hospital Getúlio Vargas, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi); parlamentares; comunidade; entre outros.

A sessão integra a programação da Semana do AVC, que, neste ano, tem como principal atração a Exposição Integrativa do AVC com ações educativas e orientação sobre a doença. Para encerrar a semana, acontecerá nesta quinta-feira (31), uma mobilização no Sesc Ilhotas, a partir de 8 horas.

 

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR