Tamanho das fontes
16 de julho de 2020 por Ceir

Ceir adota telemedicina como estratégia de atendimento durante pandemia

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) passou a oferecer, nesta quarta-feira (15),  atendimento via telemedicina aos pacientes para os casos em que não é possível realizar o atendimento presencial. A ferramenta adotada pela instituição tem o objetivo de dar continuidade à prestação de assistência à saúde de forma segura no período da pandemia.

Inicialmente, estão sendo contactados por telefone pacientes de Teresina que estavam em terapias quando houve o fechamento da instituição. Cerca de 250 pacientes já passaram pela triagem e acolhimento do serviço social, optando pela modalidade virtual.

De acordo com a supervisora do Serviço Social, Izabel Hérika, os pacientes são encaminhados ao Setor de Arquivo Médico e Estatística (SAME), para agendamento clínico, onde são avaliados os possíveis prejuízos decorrentes do tempo de afastamento das terapias, além de verificadas as demandas de tratamentos medicamentosos, avaliação de órteses, próteses, entre outros.

“Preservando o compromisso que temos com os pacientes e familiares, inicialmente estamos realizando a busca ativa, identificando os usuários potenciais para o atendimento clínico. É o Serviço Social que faz o primeiro acolhimento e define os pacientes que terão consulta presencial ou online. Nele, procuramos entender, de forma humanizada, como o paciente está, quais dificuldades que a família enfrenta e se está apto para o retorno ao novo normal”, conta Izabel Hérika.

O primeiro paciente beneficiado por essa modalidade foi Antônio José Furtado, que faz reabilitação física no Ceir. O atendimento foi realizado pelo neurologista Leonardo Halley, que avalia como positiva a implantação desse novo serviço.  “É uma experiência muito útil para manter os pacientes de alguma forma conectados e tendo alguma assistência do seu médico. Sabemos que a telemedicina tem suas limitações, mas na situação atual, tem ajudado aos pacientes que precisam de receita, laudos e a manterem o contato com o Ceir, mesmo que virtual. É possível que a telemedicina continue após esse período, sendo usada para mais pessoas que precisem e que têm algum tipo de dificuldade de deslocamento”, explica o médico.

O Ceir está retornando gradualmente suas atividades desde o dia 6 de julho. Para o retorno, diversas adaptações foram feitas para garantir o cumprimento das medidas sanitárias e de higiene estabelecidas pelos órgãos de saúde.  Foram instaladas barreiras físicas de acrílico nas recepções; aquisição de termômetros com infravermelho; distanciamento entre as cadeiras; instalação de dispensadores de álcool em gel e tapetes sanitizantes, além de materiais informativos com orientações para uso de máscaras e higienização.

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR