Tamanho das fontes

Ceir Esportes


Desde o início da nossa história, o esporte está presente em nossas atividades de reabilitação desportiva e tem revelado verdadeiros campeões!



Vencer obstáculos já faz parte da rotina da pessoa com deficiência. Mas é através do esporte que a Reabilitação Desportiva do Ceir vem colecionando exemplos do poder de superação do ser humano. Criado em 2008, o setor ganhou projeção nacional pelo trabalho que desenvolve, não apenas no âmbito da reabilitação e inclusão social, mas também revelando talentos do paratletismo.

É com a prática de natação, capoeira, basquete em cadeira de rodas, futebol para amputados – além de tiro com arco e parabadminton, desenvolvidos através de parcerias –, que o Ceir Esportes tem ampliado o alcance das ações de integração social e potencializado os resultados concernentes à condição cardiovascular, aprimoramento da força, agilidade, equilíbrio e repertório motor dos pacientes.

A instituição conta com uma estrutura adaptada de 3 piscinas aquecidas de 10 metros e um ginásio poliesportivo. O acesso ao tratamento é feito a partir de uma avaliação multiprofissional e encaminhado a uma equipe de profissionais das áreas de educação física e afins, em condições adequadas para a supervisão da prática paradesportiva.

Dos 147 pacientes atendidos pelo setor, foram inseridos no esporte competitivo, cinco atletas na natação, seis atletas de cadeira de rodas e 15 atletas no futebol de amputados, além de 40 pacientes na capoeira.

O trabalho de treinamento e capacitação desportiva resultou em participações de destaque em competições regionais e nacionais. Somente na Etapa Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa – o mais importante evento paraolímpico de atletismo, natação e halterolismo do país, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa, foram conquistadas, em 2017, um total de 8 medalhas de ouro, 3 delas no nado masculino categoria S4, com o paratleta Marcos Jeane, e 4 no feminino categoria S5, com a paratleta Naiara Linhares.

Na etapa nacional, Marcos Jeane também foi campeão brasileiro nos 50m nado peito, e ainda conquistou duas vezes o 4º lugar nos 50m livres e 7° lugar nos 100m livres da fase nacional, competindo com mais de 200 atletas de todo o país. O desempenho da equipe rendeu a outorga da Medalha do Mérito Renascença aos dois atletas.

Além dos esportes aquáticos, outro destaque do Ceir Esportes foi o Futebol de Amputados, que deu ao Piauí o 2º lugar na II Copa do Nordeste, pela segunda, vez e o 3º lugar no I Open do Nordeste de Futebol de Amputados. O time de futebol de amputados é formado por 12 atletas pacientes da instituição.

Mas não é apenas de superatletas que nossas conquistas são construídas. O atendimento humanizado e o envolvimento da família na vida dos pacientes com deficiência físico-motora e intelectual são outros pontos chave dos esforços para a integração do paciente às atividades esportivas, artísticas e culturais que ocorrem em sociedade, ensinando ao mundo que a pessoa com deficiência não deve ser limitada aos muros da sua casa ou de uma instituição de reabilitação, que possuem capacidades adaptativas que os impulsionam a transpor barreiras.

Da mesma forma, crianças e adolescentes que ainda não atingiram idade suficiente para as competições ou que não possuem aptidão para o esporte de alto rendimento são estimuladas à prática desportiva com a capoeira. A atividade tem emocionado o público por onde quer que se apresente e acarretado inúmeros benefícios físicos e psicológicos como estímulo à socialização e ganho de autoestima.

Ao longo de 2017, mais do que projetar o Ceir Esportes no mapa dos importantes torneios do país, as experiências, métodos e conhecimentos desenvolvidos nos projetos executados pela instituição estão ampliando o respaldo das equipes em discussões sobre o tema.

Tal autoridade confere aos nossos profissionais frequentes convites para ministrarem cursos, palestrar em congressos, simpósios e enriquecerem o debate e a conscientização da sociedade sobre a importância do trabalho da Reabilitar e de projetos como Ceir Esportes, cuja atuação contribui para resgate do respeito e da dignidade humana da pessoa com deficiência, o pleno acesso aos recursos da sociedade e sua completa integração, independentemente de suas diferenças ou dificuldades individuais.

Prazer, somos o Ceir Esportes!


Notícias


Para mais informações e esclarecimentos:

(86) 3198-1500 ou ceir@ceir.org.br


Estamos localizados na Avenida Higino Cunha, Nº 1515, no Bairro Ilhotas, em Teresina – Piauí.


 Texto: Cláudia Alves – Comunicação Ceir

 

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR