Tamanho das fontes
23 de abril de 2022 por Ceir

Ceir realiza ação referente à campanha nacional “Sua Voz Importa”

A voz é essencial para uma comunicação eficaz, porém é mais do que apenas um canal de comunicação, ela é uma expressão da própria identidade, transpassando os sentimentos, emoções, ideias e força. É nessa perspectiva que o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) apoia a campanha nacional “Sua Voz Importa”, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

 

Ao longo desta semana, o setor de Fonoaudiologia do Ceir realizou ações de reforço à importância do cuidado com a voz. Foram realizadas visitas nos setores da instituição para conscientização das equipes e entrega de garrafas personalizadas da campanha, juntamente com panfletos informativos.

 

De acordo com a gerente de Reabilitação e Habilitação Auditiva do Ceir, Edyáurea Barroso, alguns cuidados diários básicos fazem a diferença na preservação da voz, refletindo em melhorias na comunicação.

 

“Beber bastantes líquidos, água, principalmente, ao longo do dia. Além disso, quando falamos demais pode ocorrer fadiga vocal. Quando não conseguimos dormir bem, pode-se perceber voz rouca e fraca pela manhã. Também é preciso atenção ao tabagismo, pois o cigarro é nocivo à laringe e às pregas vocais, e age diretamente sobre a mucosa causando irritação, além de agredir todo sistema respiratório”, frisa a gerente.

 

Edyáurea ressalta ainda que é necessário evitar alguns hábitos, como consumo exagerado de álcool e de chocolate. “Percebemos a diferença também quando paramos de pigarrear e tossir para limpar a garganta, bem como quando evitamos falar durante a atividade física. São pequenas ações que produzem como resultado uma melhor qualidade da voz”, explica.

 

Segundo o superintendente Administrativo-Financeiro da Associação Reabilitar, instituição gestora do Ceir, Walter Oliveira, a conscientização sobre cuidados com a saúde para colaboradores e usuários é frequente.

 

“Estamos sempre trabalhando para sensibilizar nossos públicos a viverem da maneira mais saudável possível. Com a voz não é diferente, pois sabemos o importante papel dela nas relações humanas”, avalia o superintendente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Lays Viana – Comunicação Ceir

Tags: , ,

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

[ALO-EASYMAIL-PAGE]

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR - Conheça a nossa Política de Privacidade