Tamanho das fontes
03 de julho de 2019 por Ceir

Ceir sedia encontro de mães de crianças autistas

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) recebeu, nesta quarta-feira (3), a “Roda de Conversa sobre autismo: informação e vivências”. O encontro foi promovido por mães de crianças autistas que são ativistas da causa e teve o apoio da Associação Reabilitar, instituição sem fins lucrativos que administra o Ceir.

A roda de conversa foi voltada para mães, professores e cuidadores de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e teve discussões sobre Manejo Parental e Diagnóstico e Prognóstico/Autonomia. Além disso, a assistente social do Ceir, Izabel Hérica, falou sobre os direitos e deveres da pessoa autista, e a psicóloga do Ceir, Leila Rocha, abordou o impacto do diagnóstico para as famílias.

Marivalda Neiva, uma das organizadoras do encontro, destaca a importância da informação para a inclusão da pessoa com autismo. “Em grupos de redes sociais nós debatemos sobre as vivências, experiências e ajudamos umas às outras. Promovendo essa roda de conversa, nossa intenção é exteriorizar esses conhecimentos e abrir para outros setores da sociedade. Sentimos a necessidade de influenciar positivamente o meio social, por isso, temos que adequar escolas, mediadores e adequar toda uma sociedade para que saiba receber bem meu filho. Não adianta apenas os pais, familiares e profissionais serem bem orientados, precisamos ter toda uma sociedade preparada para receber essas crianças e, para estar preparada, ela precisa estar bem informada”, diz.

A assistente social Izabel Hérica, que participou do encontro como convidada, ressalta que é necessário discutir sobre a política de inclusão da pessoa com deficiência. “Esse encontro foi muito interessante, pois foi provocado pelas próprias mães que queriam conversar sobre os direitos da pessoa com deficiência. E, na verdade, a gente não discute sobre esses direitos, a gente discute sobre algo maior, que é a luta política em prol da pessoa com deficiência e, quando se discute isso, ampliamos os horizontes para aqueles direitos, digamos, menores, que é o passe, uma credencial de estacionamento, um passe livre cultura. Então foi essa a discussão: um debate com as mães sobre a luta política para a inclusão, seja ela no âmbito educacional, na sociedade, mercado de trabalho, lazer e em várias áreas. Foi um momento simples, porém bastante rico”, afirma.

Endereço

CEIR
Avenida Higino Cunha,
Nº 1515, Bairro Ilhotas

CEP: 64.014-220
Teresina - Piauí

Receba nossos informativos

Deixe o seu e-mail aqui.

(86) 3198-1500
ceir@ceir.org.br

Gestão

© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados ao CEIR