Atendimento a pacientes que evoluíram com limitações na capacidade funcional (muscular e respiratória), qualidade de vida, grau de fadiga, condições nutricionais, cognitivas e psíquicas após a covid-19.
A vida depois da covid-19 ainda é um desafio. Por isso, em 17 de novembro de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ceir, passou a acolher pacientes que passaram por terapia intensiva ou por um tratamento de longa permanência em leitos e apresentam, como resultado, sequelas neurológicas e respiratórias.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionista, psicólogas e fonoaudiólogas.
Como os atendimentos são realizados com métodos e recursos terapêuticos específicos para pessoas acometidas de covid-19, não haverá alteração no fluxo de vagas e atendimentos aos usuários das demais clínicas da instituição.
Estima-se ser necessário cerca de duas a seis semanas de reabilitação funcional, respiratória e neuropsicológica, para a melhora da qualidade de vida e mobilidade, sendo que esse período pode ser mais curto ou mais prolongado conforme as necessidades de cada paciente.
Protocolo e prevenção à proliferação da covid-19
As terapias funcionam no horário das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Com um intervalo de 10 minutos entre os atendimentos, momento de higienização da estrutura física e dos equipamentos seguindo o protocolo de segurança elaborado pela instituição, tendo como referência as normas estabelecidas nos decretos do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Teresina.
Para a realização do programa de reabilitação de pessoas acometidas pela covid-19, serão utilizadas instalações sanitárias e equipamentos de proteção individual (EPI) para pacientes e profissionais, aparato da equipe administrativa, de recepção e limpeza. O espaço físico adequadamente organizado com consultórios médicos; salas individuais para atendimento; área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico, com a oferta de exames laboratoriais, raios-X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria, eletrocardiograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética, que deverão ser previamente autorizados pelo SUS.
Saiba como ter acesso?
A porta de entrada para o tratamento acontece de duas formas: via encaminhamento do hospital de origem da internação ou através das Unidades Básicas de Saúde.
– Pacientes que já tiveram alta da UTI ou de unidade de covid de longa permanência no Estado do Piauí no decorrer dos meses da pandemia devem seguir os seguintes passos:
a) Procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Solicite o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;
b) Anexar à solicitação do médico as cópias dos seguintes documentos: CPF e RG, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde), comprovante de residência com CEP e, pelo menos, um número de telefone para contato;
c) Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou Secretaria de Saúde do seu município.
d) O operador de marcação deverá seguir os seguintes passos para marcação no sistema online do SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/):
1º Passo: Marcação;
2º Passo: Agendamento;
3º Passo: Nome do procedimento – preencher com TRIAGEM e fazer a busca;
4º passo: Selecionar o procedimentos CEIR – TRIAGEM – REABILITAÇÃO – PÓS-COVID*, que será visualizada no sistema do SUS através do site https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/.
– Pacientes que estão recebendo alta serão encaminhados pela própria unidade, diretamente ao Ceir, via marcação da Triagem reabilitação pós covid-19 no Sistema SUS (https://fmsteresina.gestorsolucao.net.br/).
5º passo: Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e o horário da triagem no Ceir.
Pronto, você já sai com o dia e a hora da primeira consulta no Ceir e deverá comparecer na data agendada, levando o encaminhamento com a autorização e os documentos;
Caso não haja vagas, o operador entregará um informativo com o número de regulação e o usuário poderá acompanhar a situação através do site: http://sus.teresina.pi.gov.br/confirmacao-de-consulta/. Se, após 03 (três) meses, não for agendado, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde ou à Secretaria de Saúde do seu município para solicitar a revalidação.
*REABILITAÇÃO PÓS-COVID (0 a 130 anos).
Saiba mais sobre o serviço baixando nossa cartilha
📥Reabilitação Pós Covid-19 – Ceir
📥Reabilitação Pós Covid -19 CER IV – Parnaíba
Para mais informações e esclarecimentos:
(86) 3198-1500 ou same@ceir.org.br.
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Texto: Lays Viana – Comunicação Ceir